Redes sociais e memes foram ‘ponta de lança’ da comunicação de Milei durante campanha eleitoral

  • 20/11/2023
Avaliação é de Pablo Nobel, consultor de comunicação do novo presidente eleito da Argentina, que concedeu entrevista ao Estúdio i. Redes sociais e memes foram ‘ponta de lança’ da comunicação de Milei na campanha eleitoral O consultor de comunicação da campanha do presidente eleito na Argentina, Pablo Nobel, disse que a comunicação online e o meme foram a "ponta de lança" da campanha presidencial. “As redes chegaram para ficar. O meme acaba sendo a ponta de lança dessa comunicação muito direta”, afirma Pablo Nobel, consultor da campanha de Milei. “O meme, especialmente, aproxima, engaja muito esse eleitor muitas vezes menos politizado ou menos interessado”. Milei usou a estratégia para conquistar espaço entre os mais jovens e os menos politizados. A campanha superou as expectativas e o economista ultraliberal ganhou com larga vantagem do oponente, Sérgio Massa. A diferença foi de aproximadamente 3 milhões de votos. A partir desse contexto, o novo presidente argentino terá como um de seus primeiros e principais desafios manter a construção simbólica que o trouxe até aqui, ao mesmo tempo em que tem que lidar com as diferenças presentes na democracia. Para Nobel, que também atuou na campanha vitoriosa de Tarcísio de Freitas ao governo de São Paulo em 2022, o novo presidente, mesmo com uma posição mais radical em diversas questões, tem conseguido negociar com diferentes vertentes políticas dentro do país. “O que ele mostrou é que, apesar desse discurso mais radical nas eleições gerais, do outro lado quando precisou negociar com a Patrícia e com o Macri o apoio ele mostrou um viés mais pragmático”, diz o consultor. Sobre o risco de um “desencantamento” dos eleitores ao perceberem que o político não é o mesmo personagem das campanhas eleitorais, Nobel afirma que realmente existe essa possibilidade. “A pessoa se elege com um capital político enorme”, comenta o consultor, que explica que “a partir daqui, as negociações e o ato de governar vão diminuindo esse capital”. O desafio agora, segundo ele, é ver se Milei vai conseguir conciliar o ele construiu como personagem de campanha com o que ele realmente é o que será como presidente. Além da própria postura de Milei, que conquistou a maioria dos votos, Nobel pontua outro fator decisivo para essa vitória inesperada - principalmente porque, no primeiro turno, o adversário do presidente eleito havia saído na frente. Para o consultor, Sergio Massa foi “muito superior” a Milei no último debate antes das eleições, e isso, apesar de parecer contraintuitivo pesou contra o candidato peronista. Nobel destaca que Milei pareceu mais vulnerável após o debate e isso fez com que os eleitores tivessem mais simpatia por ele. Ou seja, a população o “abraçou” justamente por querer um presidente com um ar “menos político”. Sobre a futura relação entre Brasil e Argentina, representados por Lula e Milei, Nobel afirma que, em época de campanha, “os ânimos ficam mais acirrados” e que as ideologias políticas têm o seu lugar. No entanto, destaca que os políticos têm o entendimento da importância das relações econômicas entre os dois países e que acredita que o bom senso deve prevalecer sobre qualquer diferença.

FONTE: https://g1.globo.com/politica/blog/andreia-sadi/post/2023/11/20/milei-tera-o-desafio-de-manter-imagem-que-construiu-ate-aqui-enquanto-lida-com-diferencas-democraticas.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Sempre Foi Deus e Eu

Ana Cláudia

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

Anunciantes