Em Florianópolis, Mês da Consciência Negra destaca a importância do combate ao racismo
20/11/2023
A Prefeitura de Florianópolis está promovendo ações no mês de novembro para reflexão e celebração da herança cultural afro-brasileira O Mês da Consciência Negra, promovido em novembro, representa um momento de reflexão sobre o combate ao racismo e de celebração da rica herança cultural afro-brasileira para a sociedade. Por isso, a Prefeitura de Florianópolis está promovendo uma programação diversificada e inclusiva, repleta de atividades que visam ampliar o entendimento e a valorização da contribuição dos negros e negras para nossa comunidade.
Florianópolis é a primeira cidade do Brasil a implementar Consulta Ambiental Automatizada
Segundo a Assessoria de Políticas Públicas para Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa, que está promovendo os eventos do Mês da Consciência Negra em Florianópolis, o objetivo é lembrar a todos a importância contínua de combater o racismo e a discriminação em todas as suas formas.
"Esse é um momento para renovar nosso compromisso em construir uma sociedade mais justa e igualitária, onde cada indivíduo é respeitado e valorizado", reforça a instituição.
O que já aconteceu
Os eventos em alusão ao Mês da Consciência Negra começaram na última sexta-feira (10). As atividades iniciaram com o evento de apresentação dos trabalhos e avanços do Comitê Técnico de Saúde da População Negra de Florianópolis, na Câmara Municipal de Vereadores.
Teve também o lançamento do projeto "Da dor à Luta: Histórias de mulheres sobreviventes da violência" na Fundação Cultural BADESC. No domingo (12), teve a Feira de Cascaes com o tema Festa da Kizomba. As ações serão promovidas pela Prefeitura de Florianópolis até domingo (26).
PMF realiza ações em alusão ao mês da consciência negra
PMF/Divulgação
No dia 15, quarta-feira, aconteceu a Caminhada pelo Dia Nacional da Umbanda, das 10h às 13h30, na Rodovia Estadual do Rio Vermelho. A concentração foi realizada na Rua Luiza Maria dos Santos , 476, Rio Vermelho. Já no sábado (18) teve o Culto Afro Ecumênico "Resistências no Caminho das Águas - Memória e Tolerância Religiosa na Luta pela Cidade", na Praça do Mont Serrat.
Nesta segunda-feira (20), acontece o lançamento do PL e Programa em Parceria com 40 Promotorias do Ministério Público, Floripa Antirracista, com ações para serem executadas ao longo de 2024. Ainda no dia 20, será feito o lançamento e exibição do curta-metragem "Sabe Com Quem Está Falando?". O curta explora a vida de Aloísio, um senhor aposentado que começa a fazer uma pergunta aparentemente simples, mas carregada de significado: "Sabe Com Quem Está Falando?".
Próximos eventos
Na terça (21), das 8h às 21h, e quarta-feira (22), das 8h às 17h, será promovido o XVII Seminário da Diversidade Étnico Racial, que debaterá sobre a Educação das relações étnico raciais e Igualdade Racial, no Auditório do Ministério Público R. Bocaiúva, 1750, Centro, na Casa do Barão.
Na sexta-feira (24), o Festival Culturas Migrantes irá promover a integração de brasileiros e imigrantes e divulgar as diversas culturas na Escadaria do Rosário, das 10h às 18h. Além disso, acontecerá uma ação em frente ao Ticen com a Setorial de Cultura Negra e Associação de de educadores Negros de Santa Catarina.
Para finalizar o calendário, no domingo (26), das 12h às 22h, será a Festa da Consciência Negra, na Passarela do Samba Nego “Quirido”, no Centro.
Leia também
Após revitalização, Parque de Coqueiros oferece ainda mais alternativas de lazer à população da Capital
Ações para combater despejo irregular de esgoto em Florianópolis são intensificadas