Ataques contra filha de Viih Tube e Eliezer 'invertem lógica da violência', diz psicanalista
Leonardo Goldberg explica agressores tentam jogar a culpa na vítima pelos comentários abusivos praticados por eles. Ataques contra filha de Viih Tube e Eliezer 'invertem lógica da violência', diz psicanalis
Os influenciadores e ex-BBBs Viih Tube e Eliezer denunciam que sua filha Lua, que tem apenas sete meses de vida, sofre ataques na internet há alguns meses. O casal compartilha a rotina da neném nas redes sociais.
Segundo eles, os comentários abusivos começaram a aparecer aos poucos, desde quando Lua tinha apenas três meses de vida, e no início vinham disfarçados de dicas. Atualmente, a situação está fora de controle e tem causado sofrimento para os pais e a família.
“’Do que adianta nascer rica, mas ser obesa?’. ‘Tinha tudo pra ser linda, mas é obesa. Tadinha’. ‘Ela vai explodir (risos)’. Esses comentários estão na foto de um bebê de sete meses”, diz Eliezer. “Isso não é opinião. Isso é um ataque”, completa Viih Tube.
Viih Tube e Eliezer contam que ouvem a todo o tempo o argumento de que "já que está expondo a filha, então tem que aguentar o tranco". O psicanalista Leonardo Goldberg explica que esses comentários invertem a lógica da violência, porque joga a culpa na vítima e tira a responsabilidade sobre o agressor e os comentários abusivos.
Mas afinal, o que leva uma pessoa adulta a entrar numa rede social para digitar comentários para ofender e agredir um bebê? A resposta pode estar no próprio sucesso que essas imagens de uma família feliz transmitem.
“Eu apresento um bebê como um projeto, com certas garantias. Isso provoca no outro, que não tem essas mesmas garantias e acessos, um profundo mal-estar. Então eu vou provocar essa reação, um comentário extremamente agressivo, vou mostrar que ele é humano”, analisa Goldberg.
O casal chegou a pensar se pararia de postar imagens da filha, mas essa não é mais uma alternativa.
Veja a reportagem completa abaixo:
Ataques a bebê de Viih Tube e Eliezer expõem a questão: como proteger os filhos nas redes sociais?
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.FONTE: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2023/11/20/ataques-contra-filha-de-viih-tube-e-eliezer-invertem-logica-da-violencia-diz-psicanalista.ghtml